Core Banking

O que é Core Banking e como ele pode beneficiar sua empresa?

O Core Banking transformou a realidade dos principais bancos do mundo e vem sendo cada vez mais utilizado por fintechs e instituições de diferentes segmentos como forma de se destacarem no mercado financeiro. Mas, afinal, o que é o Core Banking e como ele pode beneficiar sua empresa?


O Core Banking é um sistema de back-end que processa transações bancárias, efetivando suas atualizações em contas e outros registros financeiros. É através dele que módulos como Ted, Doc, Conta Corrente, Crédito, Tesouraria, Gestão de Riscos e Pix, podem ser ofertados, dependendo da complexidade e necessidade de escala da instituição em questão. 

Quem pode ter uma solução Core Banking?

Além dos bancos tradicionais, que cresceram nas últimas décadas amparados em estruturas robustas e seguras de Core Banking, as Fintechs, cooperativas e empresas de quaisquer setores podem usufruir dessa solução para criação de ofertas personalizadas de acordo com seus objetivos.

O processo de Open Banking e Transformação Digital que vem ocorrendo nos últimos anos foi determinante para essa essa revolução financeira que ocorreu no Brasil. Empresas como Nubank, Digio, C6 e mesmo do varejo ou de outros setores, aproveitaram da digitalização bancária para adentrar no mercado que democratizou os serviços para a população de baixa renda e acirrou ainda mais a competição.

 

(Fonte: Distrito)

Quais os benefícios para as empresas e clientes?

Para as empresas, o Core Banking é peça chave para que as ofertas de serviços financeiros sejam realizadas de maneira segura, flexível e de acordo com as regulamentações do Bacen. Isso gera redução de custos operacionais, facilidade na abertura de contas, aumento da retenção de clientes e gerenciamento aprimorado de registros.

Para os clientes, simplifica os serviços financeiros, tornando as informações mais transparentes e aumenta a gama de produtos ofertados; Isso permite mais flexibilidade, liberdade para acessarem de qualquer lugar, disponibilidade 24x7, segurança, além de ofertas e benefícios personalizados.

Como escolher a melhor estrutura de Core Banking para o seu negócio?

Na escolha de uma nova estrutura de Core Banking, é fundamental que o contratado atenda às especificidades e objetivos do seu negócio, seja consolidado no mercado com cases comprovados e integrado com SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Além disso, verificar se a estrutura está em cloud, possui APIs abertas, escalabilidade, suporta grandes volumes de processamento e oferece os módulos necessários para alavancar o seu negócio, incluindo a gestão de riscos e regulatórios.

Quer saber mais?

Fale com nossos especialistas e conheça o Core Banking da Matera, o mais completo do mercado.

 

Similar posts

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Quer saber quais são as últimas notícias do setor em primeira mão? O seu próximo clique tem que ser aqui.