Mercado

Desmistificando o Core Banking: quem pode aproveitar os benefícios dessa solução?

Por muito tempo as plataformas de core bancários foram classificadas como estruturas apenas para modelos tradicionais. Entenda quais instituições podem aproveitar esta plataforma e seus principais benefícios.


O mercado financeiro vem se reinventando constantemente. De uns anos para cá, a estrutura das instituições mudaram completamente. Se de um lado haviam os grandes bancos em uma competição quase nula, do outro estava nascendo o universo das fintechs, que transformaram os jeitos de ser banco e principalmente as segmentações do mercado de serviços e produtos financeiros. 

Os core bancários por muito tempo foram classificados como estruturas tradicionais “grandes demais”, nichados como sem aderência a modelos de negócio mais modernos e disruptivos. Mas, se acompanharmos as movimentações do mercado, principalmente no âmbito do território brasileiro, a estrutura de um Core Banking não é exagerada visto os altos níveis de escala e performance no qual as instituições precisam estar preparadas para suportar.

Entenda quem pode aproveitar este tipo de plataforma e seus principais benefícios. 

Quais tipos de instituições podem contratar um Core Bancário?

Qualquer Instituição financeira pode utilizar a estrutura de um core banking na oferta de serviços e produtos financeiros. Apesar da complexidade de um core bancário, que muitas vezes assusta os recém chegados a este mercado, este tipo de plataforma ajuda não só na completude de ofertas de uma instituição, mas também na possibilidade de suportar grandes escalas, mantendo alta performance e estabilidade para as operações. 

Além de toda a infraestrutura de um core banking tradicional, a abertura de APIs tornou essas plataformas ainda mais dinâmicas para todos os tipos de instituições. A modularidade da solução, bem como a possibilidade de integrar diferentes funcionalidades através de APIs, garante a estrutura que as instituições almejam, ao mesmo tempo que permite customizar ofertas e lapidar a experiência do usuário, tudo isso de acordo com a estratégia de cada negócio. 

Diversos tipos de instituições como bancos, SCD (Sociedade de Crédito Direto), DTVM (Distribuidora de títulos e valores mobiliários), Corretoras, Fintechs, Asset, Securitizadora e etc, podem aproveitar os benefícios de um core banking! Isso não significa que há a necessidade de contratar todos os módulos da solução: essa questão, mais uma vez, vai depender da estratégia de cada instituição. Por isso, a importância de contratar uma plataforma modular e flexível.

Cada vez mais, as instituições precisam apostar em soluções que garantam estabilidade e segurança para as operações. Um Core Banking completo pode sanar em um só lugar as dores de diferentes modelos de negócios, principalmente àqueles que já possuem uma base de clientes consolidada e precisam suportar grandes escalas. 

Quer saber mais? Acesse nossa página e entenda como a Matera pode ajudar a sua instituição!

Similar posts

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Quer saber quais são as últimas notícias do setor em primeira mão? O seu próximo clique tem que ser aqui.