Payfac

Como ter Pix na sua loja pode trazer benefícios

Saiba como ter Pix na sua loja pode ser benéfico, trazendo mais clientes e mais lucro para o seu negócio.


Desde novembro de 2020, quando foi lançado, o Pix tem sido amplamente adotado como meio de pagamento por diferentes perfis de consumidores. Por ser uma novidade que traz, principalmente, rapidez para as transações, as pessoas têm optado cada vez mais por essa alternativa ao fazer compras. Sabendo disso, você já pensou sobre como ter Pix na sua loja e quais os benefícios disso? 

Com a pandemia, milhões de brasileiros abriram contas bancárias digitais e a adesão ao Pix também cresceu de forma bastante expressiva.

Sendo assim, listamos neste artigo as principais vantagens que o seu estabelecimento comercial pode ter ao adotar o Pix como meio de pagamento. Entre elas, a oportunidade de atrair mais consumidores e aumentar os lucros do seu negócio

Continue a leitura e fique por dentro!

Quais são os impactos do uso do Pix em estabelecimentos comerciais?

A seguir, confira os principais impactos positivos de implementar essa novidade na sua loja.

Economia

O Pix proporciona desintermediação e, por isso, o seu custo é mais baixo. Quando comparado ao pagamento por cartões, por exemplo, há várias fases que vão consumindo as margens dos estabelecimentos: taxa da maquininha de cartão, taxa da bandeira do cartão, taxa para o banco etc.

Com o Pix, tudo isso fica mais simples: o dinheiro sai de uma conta e vai direto para outra, sem necessidade de passar por vários lugares até chegar ao destino. Esse é um dos principais pontos que fazem com que ele seja barato.

Agilidade

Com o Pix, as transações são ainda mais ágeis: são concluídas em até 10 segundos, ou seja, quase que instantaneamente. Além disso, podem ser realizadas no modelo 24x7, ou seja, as transações podem acontecer em qualquer dia da semana, útil ou não, e em qualquer horário, eliminando qualquer limitador neste sentido.

Ou seja, independente do dia e horário que o valor é enviado, ele fica disponível imediatamente para quem o recebeu, contribuindo para otimizar o fluxo de caixa, especialmente  para pequenos negócios.

Facilidade

Além de barato e rápido, o Pix também é fácil de usar, já que não depende de nenhum recurso secundário a não ser um aplicativo de internet banking. Para utilizá-lo, basta acessar a área de Pix do seu banco ou instituição de pagamento e inserir os dados do recebedor.

Essa etapa pode ser ainda mais facilitada se for cadastrada uma chave de acesso atrelada à sua conta. Assim, em vez de ser necessário ter dados padrões de outros tipos de transferência, como titular da conta, CNPJ, banco, agência e conta, os clientes conseguem efetuar o pagamento preenchendo um único dado, que é a sua chave Pix. É importante lembrar que não é obrigatório cadastrar a chave para estar integrado ao Pix, porém, este é um grande facilitador.

Outro indicativo de como ter Pix na sua loja pode ser vantajoso é o pagamento através de QR Code. Este é um código gerado pelo estabelecimento comercial que funciona como se fosse uma chave, identificando a conta na qual você deseja receber os pagamentos. Assim, basta o seu cliente escanear o código na frente de caixa e pronto, o pagamento está feito!

Segurança

Apesar de uma série de mitos e confusões que essa novidade ainda gera, o Pix também é um meio de pagamento que se destaca pela segurança. Devido ao atual cenário de pandemia, é uma alternativa que permite maior proteção ao usuário, uma vez que não há a necessidade de contato ou troca de objetos, como é o caso do cartão.

Além disso, outro ponto de vista de segurança é em relação a ser um sistema unificado e disponibilizado pelo Banco Central, garantindo credibilidade ao serviço e reduzindo riscos operacionais, já que abrange todas as instituições financeiras credenciadas por ele.

Muitos usuários ainda têm receio de realizar transações online, mas o Pix permite que essas operações transmitam mais segurança. Principalmente porque, dentre as opções possíveis de chaves Pix, o usuário pode cadastrar uma chave aleatória, evitando que seus dados pessoais circulem pela internet.

Mais clientes e mais lucro: como oferecer o Pix pode ajudar?

Com tantas vantagens, não há dúvidas sobre como ter Pix no seu estabelecimento comercial pode ser interessante para atrair mais clientes e obter mais lucro.

Trata-se de uma novidade que tem sido muito bem aceita pela população: em março de 2021, depois de quatro meses desde o seu lançamento, o Pix já tinha sido usado por mais de 50 milhões de pessoas (físicas e jurídicas) em mais de 275 milhões de transações.

Quando sua empresa adota novidades que estão sendo bem vistas pelos clientes, a tendência é de crescimento para o seu negócio com atração de novos clientes. Isso porque os consumidores valorizam uma experiência satisfatória proporcionada por estabelecimentos que se dedicam a oferecer facilidades que os beneficiem. Dão preferência para produtos e serviços que geram algum benefício à experiência.

Para usar o Pix, o usuário não precisa, necessariamente, ter uma conta corrente bancária. É preciso apenas ter conta em uma instituição participante do Pix (que pode ser uma fintech) e utilizar o serviço de carteira digital. 

Sendo assim, com mais clientes e menos custos de transação, crescem também as chances do negócio ter aumento nos lucros. Portanto, agora que você entende como ter Pix no seu estabelecimento pode ser vantajoso, é só adotar esse novo meio de pagamento e colher os frutos.

Se você ainda não sabe como aderir ao Pix, temos um conteúdo completo para te ajudar!

Similar posts

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Quer saber quais são as últimas notícias do setor em primeira mão? O seu próximo clique tem que ser aqui.