INSTITUCIONAL

Afinal, o que é Gestão do Conhecimento?

Saiba como reter o capital humano e implementar a Gestão do Conhecimento na empresa.


Estamos na Era do Conhecimento onde o capital humano é o maior e mais importante patrimônio de uma empresa, assim como seus costumes, características, cultura, informações e aprendizados.

Mas como fazemos para reter o capital humano?

Para isso surge a Gestão do Conhecimento (GC), que nada mais é que um conjunto de processos responsáveis por apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Através dela, é possível materializar informações em uma base de conhecimento, à qual todos têm acesso e podem utilizar/consultar, afinal, o conhecimento é um importantíssimo ativo organizacional.

Para colocá-la em prática, é essencial compreender que a informação pode estar em três formatos diferentes: 

  • Dados, que são as observações brutas, ou ainda, sem tratamento;
  • Informações, que são os dados configurados de forma a ser utilizados; 
  • Conhecimento, que é uma capacidade adquirida por alguém.

gestão do conhecimento

As práticas de GC são responsáveis por transformar dados em informações e informações em conhecimento.

E como implementar a Gestão do Conhecimento na empresa?

Aqui vão alguns passos e dicas, de forma resumida:

  1. Mapear o conhecimento organizacional: é essencial realizar um mapeamento de forma a identificar o que a empresa já tem compartilhado, quais as formas de compartilhamento, se está de fácil acesso para todos, ou não. Além disso, avaliar o grau de maturidade e, assim, direcionar treinamentos pensando nas necessidades do mercado.
  2. Criar um Plano de Negócio de GC: através desse plano é possível apresentar a importância da Gestão do Conhecimento para a organização, vinculando-a aos objetivos estratégicos da mesma, as ações que serão adotadas, e os resultados esperados.
  3. Planejar as ações: é importante planejar quais ações serão executadas para implementar a GC, identificando e priorizando as principais.
  4. Levantar a eficácia do que foi definido no planejamento: ao executar as ações, verifique a eficácia das mesmas, atualizando a base de conhecimento, verificando se as iniciativas tiveram resultados e o que pode ser melhorado. Assim, conseguimos aperfeiçoar o plano inicial, atingindo resultados cada vez melhores.

Conclusão

A Gestão do Conhecimento surge como ferramenta para reter o capital humano e, apoiar a transferência e aplicação dos conhecimentos em organizações. Ela auxilia na materialização de informações em uma base de conhecimento, garantindo um fácil acesso a todos, uma vez que o conhecimento opera no princípio da abundância, assim quanto mais compartilhamos, mais aprendemos.

Por MARIA GABRIELA COSTA LAZARETTI

Sou Arquiteta e Urbanista, atualmente estou na minha segunda (e terceira) graduação, Engenharia de Software e Pedagogia. Sim, eu amo estudar, aprender coisas novas e desvendar novas áreas. Aqui na Matera, estou desbravando a Gestão do Conhecimento junto ao Core, e quero compartilhar com vocês os desafios e oportunidades dessa área.

Similar posts

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Quer saber quais são as últimas notícias do setor em primeira mão? O seu próximo clique tem que ser aqui.