Payfac

9 motivos para convencer o lojista a aceitar Pix

Para derrubar qualquer opinião equivocada, confira nosso artigo com todas as vantagens que este sistema de pagamento oferece ao varejista que aceitar Pix.


Se a sua empresa tem uma solução de pagamento e já sabe como o Pix pode agregar valor aos negócios, queremos te ajudar a mostrar aos estabelecimentos comerciais o quanto aceitar Pix pode aumentar as vendas e trazer mais rentabilidade

Afinal, quem não quer vender mais, pagar taxas mais baratas e ainda receber o dinheiro na hora?

Se todas essas vantagens não forem suficientes, vamos além. Apuramos nove motivos para convencer o lojista a incluir o Pix como uma opção de pagamento. Conte com a Matera nesta missão e boa leitura!

O impacto do Pix para estabelecimentos comerciais

O Pix chegou para transformar a relação de compra e venda com facilidades e pontos positivos para todos os envolvidos nesta cadeia de valor. Por isso, vale desmistificar alguns equívocos, como  o fato de que este sistema foi criado para que os bancos lucrem mais.

Você sabia que mais de 50 países já contam com sistemas de pagamentos instantâneos, uma realidade que teve início no Brasil no final de 2020? Porém, ainda são poucos os lojistas que estão aceitando Pix como meio de pagamento no varejo físico. 

Nenhum banco tem mais lucros por causa do Pix. As transações são isentas de taxas para pessoas físicas e, para pessoas jurídicas, cada banco tem a liberdade de especificar um valor por transação. Entretanto, vale lembrar que a competitividade neste quesito é grande,  então, quanto menor for essa cobrança, mais atrativo será o serviço. 

Além disso, o Pix também diversificou o mercado financeiro. Agora, com softwares houses podendo se tornar fintechs, o leque de opções para lojistas e consumidores aumentou. 

É isso mesmo! Você sabia que através de sistemas de pagamento instantâneo, como o PayFac da Matera, software houses conseguem oferecer serviços financeiros, de forma muito prática, ofertando contas digitais aos clientes e lucrando com todas as transações via Pix, sem perder de vista sua atuação principal ?

É um dos casos de como o sistema de pagamento instantâneo revolucionou - e tem capacidade para revolucionar ainda mais - a economia. 

9 vantagens ao aceitar Pix como opção de pagamento

Para uma software house, a possibilidade de ampliar os negócios e obter lucros se torna viável quando o lojista atua como um parceiro, e passa a aceitar Pix como opção de pagamento, visualizando o potencial de todas as vantagens que ele pode conferir à loja

Conheça alguns argumentos para convencer os estabelecimentos comerciais a aceitarem Pix como meio de pagamento: 

O Pix dispensa equipamentos adicionais

Não é necessário o uso de maquininhas para as operações. O Pix só precisa da conexão à internet para processar um pagamento. A melhor opção é quando o software de frente de caixa da loja já tem o Pix como uma modalidade de pagamento

Não precisa de contato físico para fazer Pix

O manuseio de cartões - de crédito ou débito -, de máquinas ou de dinheiro para pagar uma conta presencialmente pode trazer riscos em tempos de pandemia ou prolongar o tempo de atendimento. Com o Pix, a operação é realizada pelo celular do pagador, sem nenhuma necessidade de contato físico e agregando agilidade ao fluxo de atendimento, visto que suas transações demoram no máximo 10 segundos.

O Pix pode aumentar as vendas

O lojista pode, por exemplo, oferecer promoções especiais com valores diferenciados quando o produto for pago via Pix. Afinal, o pagamento à vista fica disponível na hora, o que representa vantagens importantes para o vendedor. Quanto mais Pix, melhor! E as vendas podem ser turbinadas com valores e condições mais atrativas.   

Pagamentos via Pix ficam disponíveis na hora

Bastam segundos para que o dinheiro de um pagamento possa ser acessado pelo recebedor na conta destino. Sem a necessidade de intermediários (emissor de cartão, adquirente, bandeira de cartão e processador), o envio do dinheiro é super rápido e dispensa burocracias.

O Pix é mais seguro

Fazer um Pix é tão seguro quanto um DOC ou TED. O sistema é protegido pelo Bacen por camadas de autenticação e criptografia (codificação de dados), além  da segurança dos próprios aplicativos dos bancos. Não é só no mundo digital que a segurança é importante: a redução de circulação de dinheiro em espécie em pontos físicos também configura uma vantagem expressiva.

Não precisa ter conta em banco para fazer Pix

O sistema de pagamentos instantâneo é inclusivo. Para fazer uma transação, é preciso ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira eletrônica, isto é, não é necessário ter um vínculo bancário para ter acesso a esse tipo de operação

Pix funciona em horário estendido

Lojistas que trabalham com e-commerce podem usufruir dos benefícios do Pix todos os dias da semana, em qualquer horário. O sistema opera por 24 horas durante os 365 dias do ano.

O Pix possui taxas menores

Os bancos costumam cobrar taxas de operações realizadas por pessoas jurídicas. A maioria das software houses estão integrando o pagamento por Pix em seus sistemas de frente de caixa para oferecer ofertas exclusivas para os lojistas. Caso o seu fornecedor ainda não conte com esta tecnologia, vale a pena encorajá-lo a saber mais sobre a possibilidade.

Mais vantagens do Pix estão a caminho

Contar com uma forma de pagamento com evolução contínua já é uma vantagem, certo? 

A agenda evolutiva do Pix promete melhorias e inovações para o sistema a médio e longo prazos. Saques em estabelecimentos comerciais (com remuneração prevista para a loja) em parceria com a instituição financeira que terceirize esse serviço, débito automático, Pix Garantido (que aproximará o Pix ao modelo do crédito), possibilidade de transações offline e Pix Duplicata são algumas das novidades a serem anunciadas em breve.

Se você gostou deste conteúdo, veja outros materiais sobre o Pix e sua possibilidade de utilização por softwares houses no blog da Matera

Similar posts

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Quer saber quais são as últimas notícias do setor em primeira mão? O seu próximo clique tem que ser aqui.